Pediatra explica como a sujeira pode fazer bem ao seu filho

Apesar de causar dor de cabeça nos pais que gostam de ver seus filhos sempre limpinhos, deixar as crianças entrarem em contato com os micro-organismos presentes na natureza estimula o desenvolvimento da imunidade natural da criança. Esse contato promove o desenvolvimento de anticorpos e aprimora a capacidade de combater germes e bactérias, aumentando a resistência das crianças às infecções. Ou seja, um pouquinho de sujeira não faz mal a ninguém.

De acordo com a pediatra de São Paulo, Dra. Maria Júlia Carvalho, o contato com a “sujeira” do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias. “No meio ambiente existem inúmeros agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança”. Os pais devem proporcionar as condições para que essa etapa ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre, complementa a médica.

No entanto, é preciso equilíbrio e consciência, já que brincar na terra e se sujar são hábitos saudáveis, mas ficar sujo não. Por isso, para preservar a saúde dos pequenos é fundamental que o passo seguinte a diversão seja tomar um banho e incentivar a higiene das mãos.

“É claro que não basta deixar se sujar para que os anticorpos das crianças se fortaleçam. Uma alimentação rica e balanceada, hidratação constante com água e estímulo ao aleitamento materno  são fundamentais para o bom desenvolvimento da imunidade da criança. Além disso, manter o calendário vacinal em dia também é fundamental”.

Gostou desse post? Compartilhe

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*