Crianças com alergias respiratórias, como rinite e asma,  acabam tendo problemas mais frequentemente nessa época do ano. Por isso, é necessário o controle do ambiente, principalmente no caso das crianças mais alérgicas.

Segundo a pediatra de São Paulo, Maria Júlia Carvalho, manter a casa e principalmente o quarto das crianças arejado e limpo, é essencial. Além disso é preciso retirar objetos que possam acumular pó, como bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetor de berço e almofadas, locais em que os ácaros (grande causador de alergias respiratórias) costumam se fixar. “E de preferência, colchões e travesseiros devem ser forrados com materiais impermeáveis”, explica a medica.

Abaixo, a especialista listou alguns cuidados que podem ajudar a diminuir as crises alérgicas durantes o inverno:

– Não fumar e não permitir que fumem dentro de casa, pois fumaça de cigarro é irritativa para as vias respiratórias;

– Nesta época de clima mais seco, pode-se umidificar os ambientes nos quais a criança passa  maior tempo, para amenizar possíveis irritações de pele e mucosas;

– Realizar lavagem nasal com soro fisiológico, pois ajuda a umedecer as vias aéreas superiores, auxilia na higiene nasal com remoção de secreções acumuladas e diminui a fixação viral na mucosa.

Gostou desse post? Compartilhe

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*